Tanto faz se você nasceu, ou não, no Rio Grande do Sul. O que importa é que a Semana Farroupilha vem aí e que ela enche o coração dos gaúchos de orgulho.
Isso porque o feriado de 20 de setembro é um dos mais importantes do estado. Afinal, a data recorda os eventos da Guerra dos Farrapos, que marcaram a história política e social do RS.
É por isso que todas as cidades gaúchas se mobilizam para promover almoços e bailes à comunidade. Além, é claro, do tradicional desfile, que leva as danças tradicionais e a música nativista às ruas.
O objetivo? Cultivar as tradições gaúchas para os peões e as prendas de todas as querências. Mas e a sua empresa? O que ela pode fazer para não ficar de fora da Semana Farroupilha? Veja a seguir.
Tradição
Antes de qualquer coisa, a palavra tradição quer dizer entregar, passar adiante. Os usos e os costumes do povo gaúcho são mantidos até hoje. Por isso, é bacana falar sobre a história do RS e a origem da Semana Farroupilha.
Utilize o digital signage, as redes sociais e a TV corporativa para falar sobre o chimarrão, o churrasco, a dança, a música, o folclore, e muito mais.
Ah! Não esqueça de misturar o texto com imagens e vídeos. Assim, os colaboradores são impactados por mídias mais atrativas e estratégicas.
Clique aqui e baixe agora o kit de materiais da Semana Farroupilha.
Sabor
Além do tradicional churrasco que reúne a família todos os domingos, existem várias outras receitas gaúchas para dividir com quem se gosta nesta Semana Farroupilha. São elas: o carreteiro de charque, o entrevero, o famoso xis, etc.
Os doces também fazem o maior sucesso, como é o caso da ambrosia, cuca e do sagu. Que tal criar um livro de receitas e incentivar a troca entre os colaboradores? Ele pode ser físico ou virtual.
Vocabulário
O gaúcho fala de um jeito todo especial. Desse modo, uma lista de palavras e seus respectivos significados pode ser uma ótima dinâmica para fazer com a equipe. Peça sugestões aos colaboradores e siga o exemplo abaixo:
- Arriar – debochar
- Cusco – cachorro
- Garrão – pé
- Piá – infantil
Os tempos são outros
Do mesmo modo que o 20 de setembro faz uma homenagem aos heróis farroupilhas, a data é de muita reflexão. Afinal, sentir orgulho de ser gaúcho está longe de ser um problema, o que não pode acontecer é parar no tempo.
Atitudes homofóbicas, misóginas e racistas não têm nada a ver com a Semana Farroupilha. Sendo assim, converse com a equipe sobre a necessidade de incluir e respeitar o outro, independentemente da cor, raça e sexo.
Feed Farroupilha
Você sabia que incluir fotos dos colaboradores na programação da TV corporativa é uma forma de aproximá-los da empresa?
Além das imagens de banco, incentive os funcionários a compartilharem fotos que reforçam o seu amor pelo Rio Grande.
Pode ser o registro de um churrasco em família, uma roda de chimarrão com os amigos, ou então dos filhos vestidos a caráter.
Ah! Não esqueça de baixar kit e personalizar o template do jeito que quiser.