Ações de valorização que toda empresa deveria seguir

colaboradoes no escritório sendo valorizados

Você já parou para pensar no quão gratificante é ter uma entrega, um trabalho ou até mesmo um projeto elogiado e valorizado pelo(a) gestor(a) da sua empresa?

Receber o reconhecimento correto por algum feito, seja ele pessoal ou profissional é recompensador. Afinal, ser valorizado e reconhecido pelo seu trabalho é uma necessidade para todos.

Logo, se cabe ao colaborador manter-se dedicado em relação as suas atividades laborais, cabe então ao Gestor de RH mantê-lo motivado na jornada de trabalho.

Confira as cinco ações para valorizar seu colaborador que toda organização precisa realizar! Leia nosso artigo inteirou ou navegue pelo sumário abaixo.

Qual a importância de motivar o colaborador com ações de valorização?

Investir no bem-estar da pessoa é essencial! O colaborador geralmente dedica 8 horas do dia (ou mais) em suas atividades laborais. Por isso é necessário pensar em maneiras de fazer com que ele se sinta motivado e engajado. Afinal de contas, esse funcionário faz parte do maior ativo da empresa: o capital humano.

De acordo com a pesquisa realizada pela SocialBase, 20% dos profissionais não estão felizes no trabalho. Isso resulta na busca por recolocação no mercado de trabalho. Além disso, outros 49% apontam que empreender é seu próximo passo na carreira.

Sendo assim, são necessários alguns reconhecimentos que “o dinheiro não compra” para reter um talento dentro da organização. Ou seja, elogiar o empenho do seu funcionário após um bom trabalho ainda é uma arma infalível para manter a motivação do mesmo.

Dessa forma, a Pix vai te explicar como fazer uso de alternativas motivacionais para protagonizar a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores e engajá-los. 

A vida pessoal do colaborador é importante para a empresa?

Profissionais que não se sentem conectados à organização de alguma forma acabam por dar fim ao seu contrato na organização. Assim, a empresa pode acabar obtendo um nível de rotatividade alta (turnover).

Em suma, motivar funcionários envolve saber integrar reconhecimento, recompensa, desafio, clima organizacional positivo e exemplo da liderança.

Para além disso, em certa medida, essa motivação também pode envolver a vida pessoal dos colaboradores – com moderação e sabedoria, claro. Veja por quê:

Como valorizar o colaborador através de pautas da vida pessoal?

Para auxiliar elencamos algumas situações oportunas para reconhecer o esforço e o trabalho da sua equipe. Essas dicas também podem ser aplicadas para valorizar um único colaborador. Por exemplo:

  • no momento em que o time consegue bater uma meta;
  • quando um setor está inovando e está atendendo as demandas de forma mais ágil;
  • no momento em que algum funcionário finaliza um projeto na empresa;
  • quando o colaborador se forma ou se especializa com algum curso;
  • no momento em que o trabalhador se torna pai ou mãe.

Dessa forma, a pessoa se sentirá mais conectada com a equipe sabendo que a firma entende e se interessa por sua vida pessoal e não somente pelo seu trabalho. Veja em seguida as dicas que separamos para você.

Confira 5 ações de valorização do colaborador

Os meios de comunicação interna ajudam com ações de valorização na sua estratégia de endomarketing com os trabalhadores. Entenda como fazer isso com nossos exemplos.

Cartazes em murais

Apesar de ser um meio de comunicação cada vez menos usado, os cartazes afixados em murais ainda podem ser muito assertivos. Por isso, veja as ideias abaixo e mantenha seu mural sempre atualizado.

  • Abra um concurso de desenhos entre os filhos dos colaboradores. Deixe-os no mural em destaque, fazendo uma exposição.
  • Tem funcionário de aniversário? Fixe no mural fotos dos aniversariantes do mês ou da semana. Afinal, quem não gosta de ser lembrado em datas especiais, não é mesmo?
  • Deixe o mural em locais estratégicos! Por exemplo: em frente de bebedouros, na frente do relógio ponto ou em corredores com bastante circulação. Assim, todos que passarem pelo local conseguirão ver o conteúdo do mural.

Lembre-se que esta é uma boa ferramenta de comunicação, apesar de ser mais antiga. Ela atinge principalmente os funcionários que não têm acesso a computadores ou celulares durante o expediente. 

Vale ressaltar que, usar o mural como ferramenta de comunicação realmente engaja. E, dependendo do conteúdo disposto, isso pode também auxiliar no alinhamento de uma cultura organizacional mais positiva.

Intranet

A Intranet é uma rede interna, que não depende de uma ligação com algum provedor de internet.

Muitos sistemas de intranet têm a opção de fixar recados à página inicial. Ela passa por todos que abrem o sistema. Portanto, este é um bom local para adaptar à sua estratégia.

Estes sistemas não são separados por setor da empresa. Logo, todos têm acesso ao conteúdo. Desta forma, o ideal é fixar avisos e mensagens motivadoras.


TV Corporativa

A TV corporativa é um dos meios de comunicação interna mais completos. Por ali, você pode transmitir vídeos ou fotos dos seus colaboradores e impactar a todos os nichos simultaneamente. Também é possível impactar cada tela de TV com um conteúdo diferente, se isso for melhor para os funcionários.

O iMidiaTV é o software de TV corporativa da Pix Mídia. Dentro dele já existem conteúdos prontos para usar, como vídeos e templates pré-definidos. Nestes templates, você apenas muda a foto e texto e os adapta à sua necessidade. Seja aniversário, tempo de empresa, metas batidas ou qualquer outro tipo de celebração, o iMidiaTV tem opções para tal.

Da mesma forma, é possível fazer upload de vídeos no sistema. Por exemplo, você pode divulgar vídeos de uma colação de grau ou até recados gravados direcionados a alguém ou a um time.

O bacana é usufruir da imaginação e criatividade, pois a TV corporativa aceita diversos conteúdos. Pense em quais mensagens farão mais sentido para seu público!

Eventos

Se for compatível com a cultura da empresa, é possível fazer pequenos eventos para comemorar aniversários. Diversas empresas reúnem os aniversariantes do mês – sejam da empresa toda ou de apenas um setor.

Que tal uma salva de palmas e um breve discurso parabenizando? Ou ainda, um cartão com mensagens de carinho? O reconhecimento em coletivo sempre agrega muito!

Caso a equipe tenha alcançado alguma meta, também é uma boa comemorar com todo o time.

Premiações com foco em lazer

Manter um time sempre motivado não é uma tarefa simples para o setor de RH. As bonificações são bastante usadas para isso. Elas são muito eficazes quando o assunto é criar estímulos para melhorar os resultados da sua equipe.

Para aqueles que tiveram destaque em um projeto, os estímulos podem ser, por exemplo:

  • Um par de ingressos para o cinema;
  • Vale-presentes;
  • Um par de tíquetes para jantar em algum local bacana.

De maneira geral, a oferta de prêmios já é uma ação bastante utilizada por grandes empresas. Por isso, essa pode ser uma boa opção para criar incentivos e manter a equipe engajada com o trabalho.

Estamos em home office, e agora?Ações de valorização do colaborador são essenciais

Foi necessário adaptar o endomarketing pois agora o mais forte vetor foi extinto por hora: o “estar próximo” fisicamente.

Atuar com comunicação interna e lidar com pessoas é mais fácil quando estamos próximos. Nesse sentido, foi fundamental nos adaptarmos e mudarmos a forma com que fazemos endomarketing. É necessário migrar muitas das ações para o digital – mas nunca deixar de fazê-lo!

Quer aprender mais sobre endomarketing durante o home office? Clique aqui!

Promover ações de valorização do colaborador é essencial…

É possível aplicar e desenvolver ações de valorização do colaborador, bem como fazer essas pautando a vida do profissional sem ser invasivo. É o tipo de ação de endomarketing sutil que faz toda diferença. 

Para tanto, pode-se fazer bom uso dos meios de comunicação institucionais puxando acontecimentos de fora para dentro da instituição. Murais, intranet, TV corporativa são só alguns dos meios de comunicação que podem ser adequados à sua estratégia de endomarketing.

Tudo isso pode ser trazido para dentro da empresa como forma de integrar ainda mais o colaborador.

Por fim, mesmo com pequenas ações, busque sempre incentivar os profissionais. Faz toda diferença!