Comunicação interna: diagnóstico de clima organizacional

Ao contrário do que a grande maioria pensa, ouvir a opinião dos colaboradores é algo muito relevante. Se o maior tesouro de uma empresa são os seus recursos humanos, ficar atento ao que esses estão dizendo sobre sua organização é essencial, afinal, comunicar é humano.

A grande verdade é que comunicar sempre foi humano, desde o principio o ser humano vem reinventando aquilo que seria “comunicar”.

Na Idade da Pedra quando pequenos grupos começaram a se formar, por exemplo, os hominídeos não tinham o domínio da fala, dessa forma, se comunicavam através de símbolos, sinais e até mesmo da gesticulação.

Muito diferente do que acontece hoje, não é mesmo? E realmente, não é para menos!

Evoluímos muito e, a transição dos meios de comunicação fizeram com que a gente mudasse de desenhos expressos em cavernas para a era digital com aplicativos de mensagens instantâneas.

Socialmente muita coisa mudou, o que permanece mesmo é o fato de que precisamos constantemente transmitir recados ou mensagens, é preciso comunicar.

Dessa forma, no âmbito corporativo muitas estratégias estão sendo pensadas à todo momento, comunicar nunca foi tão importante.

Porém, antes de pensar em fazer comunicação na esfera das organizações é preciso entender que só comunicar não é o suficiente, já que a comunicação deve ser pensada de forma estratégica.

Houve um tempo onde empresários só pensavam em comunicação quando se tratava do público externo. No entanto, hoje isso mudou. Gestores já se deram conta que o maior ativo da empresa, os colaboradores, também precisam de comunicação estratégica.

Sendo assim, se você não sabe nem por onde começar com a comunicação interna, vem com a gente até o final desse artigo!

Comunicação interna o que é?

Já parou para pensar que tudo o que você tem de recurso humano na sua empresa, é o que mantém ela funcionando?

Por isso, a comunicação interna é tão importante…. Ter uma boa comunicação com os seus funcionários fará com que você os mantenha motivados e, por consequência, produtivos.

Além disso, uma comunicação estratégica e bem definida pode evitar muitas coisas como:

  • Retrabalho;
  • Ruídos em conversas;
  • Rádio peão.

Sendo assim, se você quer manter os níveis de produção elevados e os seus empregados motivados, você precisa da comunicação interna!

Afinal, a finalidade da C.I. é deixar os empregados alinhados aos norteadores estratégicos da instituição e, é nesse sentido, que deve se pensar em fluxos comunicacionais que fomentem o comportamento que a empresa têm como norteador.

Os norteadores estratégicos de uma empresa são a visão, a missão e os valores.
De acordo com SEBRAE:

  • Missão: é o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser.
  • Visão: é a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).
  • Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Existem muitas maneiras de pensar comunicação interna. Da uma olhadinha nesse artigo!

É normal que você esteja se perguntando por onde começar. Temos uma dica para você: opte por iniciar uma pesquisa de clima organizacional.

Deixa que a gente te explica….

Clima Organizacional

O clima organizacional serve para medir como anda a satisfação dos seus empregados em relação a algumas frentes que contemplam a cultura da firma. Ou seja, é analisar de maneira mais contundente aos aspectos que compõem a qualidade do ambiente de trabalho.

Assim, clima é importante na medida em que é uma percepção de todos os empregados. Desse modo, atributos pertinentes ao local de trabalho são expostos através dos mesmos.

Mas afinal, como medir o clima de uma firma? Simples, desenvolva uma pesquisa com questões que abordem a vida profissional na empresa, a satisfação e a motivação desse colaborador.

Em um primeiro momento, pode parecer difícil organizar a análise, pois cada empregado terá sua visão e perspectiva sobre o questionário, mas aí vai uma dica: foque nas recorrências.

Sendo assim, são as respostas mais presentes que vão lhe dar um parâmetro real sobre o clima da sua firma!

O clima de uma organização pode ser analisado por muitos parâmetros. Desse modo, se você precisa ter uma base inicial, indicamos estes abaixo, confira:

  • Os seus empregados consideram sua empresa um bom local para se trabalhar;
  • Se os seus empregados se sentem pertencentes ao local de trabalho;
  • Os norteadores da empresa estão em comunhão com os objetivos dos empregados;
  • As práticas aplicadas pela gestão são adequadas, se eles se sentem bem com elas;
  • E os funcionários? Conhecem a história da empresa?
  • Se conhecem e partilham dos norteadores estratégicos da firma;
  • Se eles consideram boa a comunicação interna da firma.

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