Colaboradores e o sentimento de pertencimento

Colaboradores e o sentimento de pertencimento - #orgulhodepertencer

Como despertar o sentimento de pertencimento nos colaboradores? Leia este artigo até o fim e, dessa forma, entenda como fazer o colaborador sentir orgulho de trabalhar na empresa!

Muito se tem falado sobre o pertencimento nas empresas, criaram até uma tag para emitir a mensagem de “orgulho de pertencer”. Geralmente, esta é dita pelos empregados.

No entanto, pouco se fala em como o pertencimento atinge os colaboradores.

Sendo assim, é sobre isso que falaremos nesse artigo. Então, se interessou pelo tema?

Siga com a gente até o final e saiba mais sobre o que estamos falando!

Orgulho do que mesmo?

O termo “orgulho em pertencer” acabou ficando popular entre algumas corporações. Isso por que essas instituições focaram em estabelecer uma forte cultura organizacional.

Para além da cultura organizacional despertar esse sentimento no empregado não é algo muito fácil, uma vez que, para deixar o outro se sentir acolhido, é preciso acolher o mesmo em todos os sentidos cruciais da vida dele.

É preciso estabelecer um vínculo que vai além do empregatício. É deixa-lo fazer parte da estrutura da corporação. E fazer com que ele se sinta tão bem, que o emprego seja sua segunda morada.

Falando assim pode até parecer fácil, mas a verdade é que não é tão simples assim. Para que isso aconteça é necessário pensar no público interno, ou seja, nos empregados.

Esse sentimento é o que fará com que os colaboradores se sintam integrados aos objetivos da empresa e, como consequência, alinhados aos objetivos da mesma e ainda, preocupados com as sua entregas.

Despertar o sentimento de pertencimento nos colaboradores é um desafio para muitas empresas. Ocorre que muitas ações devem ser feitas para atingir esse objetivo.

Apesar de ser um desafio, não é impossível! Acompanhe o artigo até o final e entenda como estreitar o relacionamento com o funcionário e deixá-lo mais engajado junto a firma.

O que o colaborador pensa sobre a empresa?

Isso mesmo, antes de qualquer nova ação com os colaboradores é preciso entender o que o mesmo acha ou pensa sobre a empresa. Nós já falamos sobre isso antes, dá uma olhadinha!

Uma pesquisa de clima organizacional irá auxiliar nesse sentido. Afinal, com ela será possível criar um diagnóstico e entender os pontos fortes e fracos da empresa. Assim fica mais fácil de entender o que é necessário ser feito para melhorar aquilo que não está de acordo e de aperfeiçoar os pontos que são bons.

Após a elaboração do estudo de clima, o certo é programar ações de comunicação interna e endomarketing.

São pontos cruciais para despertar o sentimento de orgulho e pertencimento, afinal, o ser humano busca pertencer a grupos sociais e a estar inserido em um meio desde sempre. São necessidades humanas.

Dessa forma, pensar em ações para integras equipes e ajudar gestores e supervisores a manterem os times unidos e engajados pode ser um bom começo.

Outra maneira de despertar o sentimento de pertencimento no colaborador é mantê-lo motivado.

Abrir a escuta e incorporar uma cultura dialógica também pode motivar o colaborador a se envolver mais em seu trabalho.

Ações com datas comemorativas podem ser grandes impulsionadoras de sentimento de pertencimento, uma vez que, elas conseguem ter um grande alcance e, geralmente, propõem bastante engajamento.

O crucial é fazer com que o colaborador se sinta “em casa”. Nesse caso o colaborador deve ser alcançado pela C.I. em todos os aspectos de sua vida profissional.

Nesse caso, se não há tanta disposição de tempo para executar um fluxo de ações que sejam contínuas e efetivas, continue conosco e veja a solução a seguir.

Tv Corporativa para e o sentimento de orgulho em pertencer

Existem muitas formas de pensar a Comunicação Interna, porém, há de se pensar que em um mundo onde as pessoas cada vez mais ficam ligadas as novas tecnologias, a Tv Corporativa além de executar diversas ações de C.I. pode ser a solução para a otimização do tempo.

Com a solução de Tv Corporativa é possível:

  • desenvolver ações com datas comemorativas;
  • comemorar datas especiais , como aniversários, por exemplo;
  • gerar fluxos de comunicação com informativos;
  • otimizar o fluxo dos processos com a gestão à vista

Muitas ações de endomarketing se consegue realizar através da solução. Se você gostou do nosso conteúdo ou então se quer saber mais sobre a nossa solução de Tv Corporativa, acesse aqui e saiba mais!

Solução para TV Corporativa
Solução para TV Corporativa

1 comentário em “Colaboradores e o sentimento de pertencimento

  1. Pingback: Como engajar colaboradores - Blog Endomarketing

Comentários estão fechados.