Employer Branding: já ouviu falar sobre?

Employer branding

Já ouviu falar em Employer Branding? Não? Então siga com a gente até o fim desse artigo e eleve o nível da sua comunicação interna.

Hoje, mais do que nunca, o recurso humano vem sendo cada vez mais valorizado nas empresas, isso porque, as organizações passaram a ver o seu capital humano como uma força competitiva.

Segundo o autor Chiavenato (2004, p.4)

[…] as pessoas passam a significar um diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.

A grande questão é essa, investir em quem faz os ativos da sua firma subir, seus colaboradores. Sendo assim, a grande sacada é investir no humano, nas pessoas!

A partir disso, surge uma expressão chamada Employer Branding. Se interessou? Então fica com a gente até o final desse artigo e entenda sobre o que estamos falando!

Employer branding

Primeiramente, precisamos entender que cada vez que usamos estratégias que mexem com o nosso capital humano, estamos também, nos sobressaindo em relação à concorrência. Pois, em teoria estamos dando respaldo ao nosso quadro funcional para exercer o que é necessário para que a missão da organização seja cumprida da melhor maneira possível.

Diferente do branding de marca – do qual estamos acostumados a ver de modo mais recorrente- que faz a marca ser desejada pelos seus consumidores, o Employer Branding é uma estratégia de construção de marca empregadora.

Ou seja , o foco do Employer Branding é nos empregados e, dessa forma, a empresa foca em construir uma marca desejável por eles. Para isso, são estabelecidas práticas, técnicas e ações que promovem a firma junto aos profissionais.

Um dos objetivos do Employer Branding é construir uma identidade onde a empresa seja um lugar muito desejado para se trabalhar. Uma firma que não tem turnover, que é capaz de reter e atrair novos talentos e estabelecer uma relação duradoura.

É sobre atrair novos talentos ao mesmo tempo em que se faz a manutenção dos talentos que já estão na firma.

Afinal, quais os beneficios do Employer Branding em relação aos resultados obtidos pela empresa?

No sentido de entender melhor a influência do conceito nos resultados da firma, vamos fazer uma simples analogia, vejamos:

Supomos que sua organização é uma grande máquina cheia de “engrenagens”, e o employer branding é um operador de máquinas. O seu produto final, precisa de forma indispensável que todas as engrenagens funcionem e se proponham à entrega exigida pela grande máquina, certo?

Mas, e se por algum momento alguma engrenagem não estiver funcionando por algum motivo? Este pode ser simplesmente porque a grande máquina não disponibilizou óleo e ai ela não consegue mais render a sua entrega ou por qualquer outra decorrência que venha à desmotivá-la.

Agora, pensamos: o que fará com que tudo volte ao normal? Logicamente, o operador de máquinas é quem será o responsável por fazer tudo andar conforme o combinado, e ainda, fará com que outras engrenagens queiram trabalhar para a grande máquina.

Employer Branding é fazer com que equipes estejam engajadas e em constante aprendizagem, e ainda, qualificar isso como uma estratégia para estabelecer relações com os públicos estratégicos da sua firma.

Só assim você terá engrenagens…Digo pessoas, dispostas a fazerem o seu papel como empregados e buscadores de soluções para quaisquer intercorrência que possa ocorrer para que o produto final seja entregue.

Concluindo…

É sempre bom reafirmar o quão bom e benéfico é qualificar o seu quadro funcional, uma vez que, poderá contar com ele para elaborar soluções de forma ágil.

Contar com os melhores profissionais faz a sua firma mais competitiva no mercado. Dessa forma, reter talentos estratégicos é importante para lidar com um mercado que vive em constante mudança.

Desse modo, você também estabelece condições de crescimento exponenciais para sua firma.

Se você gostou e quer começar a implementar na sua empresa o conceito de Employer Branding, você pode espiar esse artigo e começar já.

É possível usar a TV Corporativa e otimizar quase todas as ações, conheça sobre a nossa solução, clique aqui.

Solução para TV Corporativa
Solução para TV Corporativa

1 comentário em “Employer Branding: já ouviu falar sobre?

  1. Pingback: Por que é importante comunicar para o quadro operacional? | Pix Mídia

Comentários estão fechados.