Polo Films: democratizando a comunicação interna com a TV corporativa da Pix Mídia

Descubra como a Polo Films conseguiu otimizar a comunicação com seus mais de 400 colaboradores, que atuam em SP e RS, através da TV corporativa da Pix Mídia

Quando uma empresa como a Polo Films decide investir em uma ferramenta para melhorar a comunicação com seus colaboradores, o mínimo que poderíamos fazer é tentar entender de que maneira essa ferramenta foi introduzida, quais desafios foram superados e como essa novidade foi recebida pelos funcionários.

Felizmente, a empresa optou pelo sistema de gestão web de TV corporativa da Pix Mídia para otimizar sua comunicação interna. Para saber mais sobre a implantação do sistema, nossa equipe de marketing foi até a fábrica da Polo Films, em Montenegro/RS, onde conferiu de perto todas as mudanças realizadas.

Continue lendo e veja como a Polo Films democratizou o acesso às informações por meio da TV corporativa, um dos canais de comunicação mais indicados para atingir todos os públicos da empresa:

Sobre a Polo Films

A Polo Films é uma fábrica de filmes que são utilizados na produção de embalagens flexíveis, rótulos, fitas adesivas, entre outros. Eles produzem o plástico que, no futuro, se transformará em rótulos de refrigerante, pacotes de biscoito e vários outros produtos que você encontra na dispensa da sua casa, por exemplo. 

Além da fábrica, os setores administrativo, de manutenção, marketing e RH também ficam em Montenegro/RS. Já a matriz comercial está localizada em São Paulo/SP, e conta com cerca de 30 funcionários, somando mais de 400 colaboradores.

Outro desafio é que apesar de o administrativo, fábrica, manutenção, marketing e RH dividirem a mesma sede, todos esses setores ficam muito longe um do outro, dificultando a manutenção dos murais de RH.

Fazer com que todo mundo visualize os comunicados em tempo real não é tarefa fácil. Afinal de contas, os funcionários não têm a mesma rotina de trabalho, não atuam no mesmo horário e local, e desempenham diferentes funções dentro da empresa. No caso da Polo Films, era preciso investir em uma ferramenta que atendesse a tudo isso.

Quando o assunto é a comunicação interna, os computadores até fazem sentido para quem trabalha no escritório. Porém, o mesmo não ocorre aos colaboradores do chão de fábrica, que não podem acessar o e-mail e a intranet da organização no meio do expediente por questões de segurança.

Do mesmo modo, as normas de segurança do trabalho da fábrica não permitem o uso de celular nas dependências da empresa, o que dificulta o investimento em canais como o aplicativo de comunicação interna. Afinal, os colaboradores não poderiam acessá-lo enquanto realizam suas tarefas do dia a dia. 

É nesse cenário que a TV corporativa da Pix Mídia surge como a melhor solução. Assim, os funcionários não precisam deixar de produzir para visualizar as últimas notícias da empresa, os indicadores de resultado, os próximos eventos que irão acontecer, entre outros conteúdos.

Veja como a Polo Films se adaptou à ferramenta:

A chegada da TV corporativa

Case de sucesso | Polo Films | Conheça o sistema de TV corporativa da empresa

Com isso em mente, você deve estar se perguntando: como alinhar a comunicação interna, sendo que nem todo mundo divide o mesmo espaço físico? Como superar os desafios geográficos, sem que isso interfira na disseminação das informações, no engajamento das pessoas e na produtividade da fábrica?

A solução que melhor atendia às necessidades da Polo Films era, e continua sendo, a TV corporativa. Porém, antes da Pix Mídia ser contratada pela empresa, os conteúdos tinham que ser atualizados com um pen-drive, como explica a Analista de Marketing Júnior, Gabrielly Pacheco, que nos recebeu na fábrica da Polo Films:

“Além dessas informações terem que ser atualizadas diariamente, elas também eram exibidas em TVs muito distantes. Hoje, eu recebo esses indicadores por e-mail, atualizo tudo em 2 minutos e o conteúdo já está no ar para toda a empresa.” Gabrielly Pacheco, Analista de Marketing Jr.

Atualizar a grade de programação da TV corporativa manualmente é uma realidade que atrapalha o dia a dia das empresas. Nem todas as organizações dispõem de um funcionário que possa se deslocar para fazer esse trabalho e, quando o fazem, pode ser que a informação fique desatualizada mais rapidamente.

No caso da fábrica da Polo Films, a distância entre os setores é bastante grande, apesar de estarem alocados no mesmo endereço. Isso quer dizer que para o setor de marketing adicionar novas mídias na TV que fica na manutenção, que conta com atualizações diárias, era necessário realizar o mesmo processo o tempo todo.

Agora, com o ImidiaTV, todas as atualizações ocorrem automaticamente, em poucos cliques. Antes de inserir os conteúdos desejados na grade de programação, basta selecioná-los, ajustá-los no editor de templates, se necessário, e definir o tempo de exibição.

A Manu TV

Infografico | Sistema de TV corporativa da Polo Films

Um dos setores que tem total liberdade para exibir suas informações é a manutenção. Gabrielly explica que, quando a TV corporativa da Pix Mídia chegou na Polo Films, uma das áreas mais interessadas na solução foi a manutenção, que além de mostrar os comunicados da empresa, possui uma programação mais segmentada.

Essa personalização só é possível graças ao ImidiaTV, que permite que os usuários selecionem as telas desejadas para exibir determinado tipo de conteúdo. A funcionalidade é importante, pois nem todas as grades de programação fazem sentido para todas as equipes, o que pode gerar distrações ao público.

O responsável pela gestão dos conteúdos da TV que fica na manutenção é o Supervisor Daniel Oliveira, que explica pra gente como a ferramenta é utilizada na prática, os principais assuntos abordados e muito mais:

“A gente chama aqui carinhosamente de Manu TV. A TV apresenta não só os indicadores da área de manutenção, mas também os indicadores de fábrica como um todo. Além disso, apresentamos os aniversariantes do mês, em slides, 24 horas por dia.” Daniel Oliveira, Supervisor de Manutenção

Existe comunicação interna em SP

Além da fábrica em Montenegro/RS, a matriz comercial da Polo Films está localizada em São Paulo/SP. Para que os comunicados da empresa cheguem aos colaboradores que lá atuam, a Polo Films decidiu investir em um sistema de TV corporativa eficiente, integrado e que não é restrito a um só local.

Esse sistema permite que mensagens e informações importantes sejam rapidamente disseminadas entre os funcionários, independentemente de sua localização. Assim, estar em Montenegro/RS ou São Paulo/SP deixa de ser um requisito para que todos sejam informados e envolvidos nas decisões e atividades da empresa.

Embora a programação da TV corporativa seja criada pelo time de marketing, que fica em Montenegro/RS, o time de São Paulo/SP têm acesso aos mesmos conteúdos. Dessa forma, os colaboradores do time comercial atualizam-se em tempo real, mesmo que estejam a centenas de quilômetros da sede.

Veja o que a Coordenadora de Marketing da Polo Films, Tabata Quevedo, tem a dizer sobre a TV corporativa:

“É importante termos as TVs instaladas também no escritório de São Paulo, pois a rotina da equipe comercial é bastante dinâmica. A maioria passa grande parte do tempo viajando, fora do escritório, e a TV corporativa tem o benefício de você conseguir deixar a comunicação por um tempo maior, de forma rotativa.” Tabata Quevedo, Coordenadora de Marketing

O próximo case de sucesso pode ser o seu

Viu como a TV corporativa da Pix Mídia está fazendo a diferença na comunicação interna da Polo Films? Para que a sua empresa não fique para trás e consiga se comunicar melhor com os colaboradores, clique aqui, fale com um de nossos especialistas e agende uma demonstração sem compromisso.

Conheça a Pix Mídia.
Peça uma demonstração gratuita.

ImidiaApp
Calendário Endomarketing 2024

Temos outros conteúdos para você!

Como assim você vai sair antes de garantir uma

demonstração gratuita?

Preencha os campos abaixo e solicite uma demonstração gratuita.