O Natal faz parte do calendário de ações de endomarketing da maioria das empresas. Isso porque a data é a oportunidade perfeita para reunir os colaboradores e engajá-los no final do ano.
Tá certo que as outras campanhas e datas especiais também têm a sua importância. Afinal de contas, todo dia é dia de valorizar os membros da sua equipe. Nesse texto, porém, vamos ensinar como fazer isso no Natal:
1 – Presentes e Cestas
Em primeiro lugar, os colaboradores gostam de ganhar um mimo da firma no final do ano. Uma cesta com itens natalinos, como espumante, doces, frutas e até um peru, é uma boa pedida. Adicionar um cartão-presente de alguma loja ou ingressos para o cinema, por exemplo, ajuda a começar o ano de forma positiva.
Além disso, dependendo das condições financeiras, a empresa pode sortear eletros, viagens e bônus em dinheiro. Nesse sentido, as opções variam bastante. Porém, os sorteios não precisam se associar a metas ou objetivos. Mas, sim, para valorizar o trabalho realizado no último ano.
2 – Decoração
A decoração de Natal é algo simples, mas não menos importante. Por isso, pense além das luzinhas e incentive todo mundo a trazer itens natalinos para compor o local. Além disso, enfeite a árvore da empresa com fotos e recados dos funcionários.
3 – Confraternização
Se tem uma coisa que os funcionários gostam é da confraternização de final de ano da empresa. Tanto faz se é um jantar mais formal ou um happy hour depois do expediente. O que vale é não deixar passar em branco.
Isso porque a confraternização é uma chance de reforçar a cultura e o senso de pertencimento do time com a empresa. Além disso, ela pode se estender aos familiares dos empregados ou se limitar aos colaboradores, é claro.
4 – Natal Solidário
Nessa época do ano, uma campanha de arrecadação é uma boa forma de incentivar o trabalho em equipe no final do ano. Mais do que isso, o Natal Solidário pode ser uma gincana. Ou seja, a equipe que arrecadar mais itens, é a vencedora. Dessa forma, além de se conhecerem um pouco mais, os profissionais ajudam outras famílias a terem um Natal mais feliz.
5 – Os melhores do ano
Crie uma premiação simbólica para contemplar todos os empregados em alguma categoria. Por exemplo: a melhor risada, o mais alegre, o mais ranzinza, etc. Com certeza os prêmios vão animar a sua festa de fim de ano.
Mas cuidado! Nada de criar categorias que possam ofender alguém. Caso a sua empresa tenha uma TV Corporativa, você pode divulgar a ação e fazer um especial de final de ano com os destaques da firma.
6 – Concurso
Nesse caso, cada grupo precisa ser criativo e montar a melhor decoração de todos os tempos. Sendo assim, todas elas serão avaliadas pelos juízes e a grande campeã ganhará um prêmio. Legal, né?
7 – Amigo Secreto
O amigo secreto costuma divertir todo mundo. Caso a sua empresa utilize uma TV corporativa, dá para divulgar uma lista com as sugestões de presentes que cada um quer ganhar.
8 – Família
Às vezes, os funcionários passam mais tempo no escritório do que em casa. Desse modo, esse espaço acaba sendo a segunda casa de muita gente. Portanto, criar um dia especial para os filhos conhecerem o local de trabalho ou uma confraternização que inclua os cônjuges são opções bacanas para as festas de final de ano.
9 – Conquistas e Metas
As metas e as conquistas, tanto da empresa quanto dos empregados, devem ser celebradas sempre. Use as ferramentas de C.I. para relembrar a conquista de algum cliente ou prêmio recebido durante o ano.
Aproveite, ainda, para falar das metas e das expectativas da empresa para o ano que vem. Explique ao time porque esses objetivos são importantes. Dessa forma, todos estarão preparados para iniciar o próximo ano com força total.
10 – Curiosidades
Se você tem uma TV corporativa na sua empresa, essa dica vai cair como uma luva. Inclua na sua grade algumas vinhetas com curiosidades e tradições sobre o Ano Novo e o Natal em outros países do mundo. Você também pode pedir para que os empregados enviem as suas próprias superstições para essas datas.
Gostou das dicas? Essas são só algumas das várias ideias de ações que podem ser executadas no Natal e no final do ano da sua empresa. No entanto, é importante adaptá-las ao perfil da sua empresa. Afinal de contas, cada uma tem suas características, sua cultura e um estilo de equipe que deve ser considerado.
Por fim, esse é o momento ideal para estimular o trabalho em equipe, a cooperação e a interação entre os colaboradores e demais setores da empresa. É também uma oportunidade para reforçar os valores e a cultura organizacional. Além de aproximar as diferentes hierarquias e manter as equipes motivadas para começar o próximo ano com o pé direito.